logo
 
DATA | 15 DE DEZEMBRO DE 2017

Ranking TCE - Câmara de Juazeiro é nota 10 em transparência

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte conseguiu a maior nota entre os municípios do Cariri, segundo ranking de fiscalização dos Portais de Transparência do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Com nota 10, o Site oficial da Câmara de Juazeiro é o mais bem avaliado do Cariri, ficando à frente de municípios como a capital Fortaleza, Sobral e Maracanaú. Com a mesma nota, na região, aparece a Câmara do município de Aurora.
Os resultados do Índice de Transparência Municipal (ITM) deste ano de 2017 foram apresentados na noite desta quinta-feira, (14), no site do TCE. O monitoramento realizado indicou que os portais de transparência de prefeituras e câmaras municipais obtiveram, respectivamente, média geral de 9,18 e 9,00.
O ITM analisou informações presentes nos portais de transparência dos 184 municípios do Ceará, estabelecendo uma escala de notas baseada no nível de conformidade à Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/2009) e à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011).
A nota de cada portal foi obtida pela soma do valor alcançado pela prefeitura ou câmara a partir da análise de uma série de critérios divididos em: endereço eletrônico, transparência da gestão fiscal (instrumentos, despesas e receitas) e acesso às demais informações.
A transparência da gestão fiscal é referente à publicação de documentos oficiais como, Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual, Relatórios de Gestão Fiscal (RGF) e Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária (RREO) e as prestações de contas, e ao detalhamento das despesas e das receitas públicas.
O acesso a outras informações relaciona-se à presença de dados funcionais e de remuneração dos agentes e servidores públicos, à divulgação de procedimentos licitatórios e de convênios, aos mecanismos de acessibilidade, de ferramentas de busca etc.
Para o Presidente Glêdson Bezerra a nota representa um grande avanço, comparado a anos anteriores. “Hoje qualquer cidadão tem a possibilidade de acompanhar de onde quer que esteja, todas as informações sobre a Câmara de Vereadores de Juazeiro. Aguardamos o recebimento do relatório do TCE para analisarmos o que deixamos de fora, e vamos fazer os ajustes necessários para alcançarmos a nota máxima”, comenta o presidente.
Funcionando no novo formato, desde o mês de março, o site tem servido como principal ferramenta de transparência e vem sendo alimentado diariamente com todas as informações necessárias para prestação de contas aos órgãos fiscalizadores, assim como deixar bem informado os cidadãos sobre o trabalho desenvolvido na Casa por cada parlamentar.
A alimentação dos dados dispostos no Portal segue as recomendações exigidas por órgãos de fiscalização como Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Controladoria Geral da União (CGU).

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DATA | 23 DE MAIO DE 2018

Os vereadores de Juazeiro discutiram, na Sessão desta terça-feira, 23, alterar o Regimento da Casa no que diz respeito a realização das Sessões Ordinárias, inclusive prevendo punições para os vereadores faltosos.Dois Projetos deram entrada vers [...]

DATA | 12 DE MAIO DE 2018

O Presidente Glêdson Bezerra (PMN) e a vereadora Rita Monteiro (PDT) entregaram nesta sexta-feira, 11, a Comenda Beata Maria de Araújo à senhora Júlia Amélia da Conceição. Aos 113 anos, Dona Júlia é considerada hoje, a mulher mais idosa [...]

DATA | 11 DE MAIO DE 2018

O vereador Demontier Agra (PPL), usou a Tribuna da Câmara nesta quinta-feira, 10, para mostrar problemas na área de infraestrutura do município. Agra apresentou várias fotos de diversos locais e cobrou uma resolutividade o mais breve possível por parte da prefeitura [...]

DATA | 08 DE MAIO DE 2018

O Programa de Prevenção às drogas e enfrentamento da violência da Câmara de vereadores de Juazeiro foi iniciado na noite desta segunda-feira, 07, com uma palestra na escola Edvard Teixeira Ferrer no bairro Franciscanos.Setenta alunos do EJA foram agraciados com a pal [...]

DATA | 05 DE MAIO DE 2018

O presidente Glêdson Bezerra (PMN) anunciou que a segunda etapa da construção do prédio da nova sede da Câmara já está garantida.Na prestação de contas mensal, realizada na última sessão, Glêdson disse ter em caixa quas [...]

Câmara Municipal de Juazeiro do Norte

INSTITUCIONAL

CNPJ: 05.466.164/0001-22

Rua do Cruzeiro, 217 - Centro

CONTATOS

 (88) 3511-1976

 imprensa@camarajuazeiro.ce.gov.br

 De Segunda a Sexta das 08:00 as 17:00

REDE SOCIAL

VÍDEO