logo
 
DATA | 23 DE MARçO DE 2018

Representante do movimento de mulheres leva demandas à Câmara

A radialista Célia Rodrigues, representando o grupo de Mulheres de luta do Cariri, fez uso da Tribuna da Câmara para abordar fatos relacionados às causas femininas.
Célia se reportou a Audiência Pública realizada há um ano pela Casa, onde muitas reivindicações foram feitas e praticamente nada avançou. O grupo, segundo ela, entendeu que realizar mais uma audiência para tratar das mesmas questões seria um retrocesso.
“Lamentamos o não cumprimento dos acordos firmados. O documento foi elaborado e engavetado, apesar do comparecimento das secretarias responsáveis. Por essa razão aqui estamos mais uma vez representando o segmento de mulheres em tentativa de ser ouvidas pelos vereadores em Sessão Ordinária.”
Assim solicitamos ao poder público municipal de Juazeiro do Norte:
> Que a gestão elabore políticas públicas para as mulheres, para a população negra, LGBTTQIA, levando em consideração as múltiplas particularidades de cada segmento.
> Que a Delegacia de Defesa da Mulher - DDM - seja aberta 24 horas, inclusive nos finais de semana com suporte garantido pelo município, através do CRRM - Centro de Referência Regional da Mulher - criando mais mecanismos que assistam, não só às mulheres vítimas, mas, suas crianças menores, que sofrem o abandono e outras tantas violências intrafamiliares.
> Que os equipamentos municipais de atendimento às mulheres (CRRM, CRAS, CREAS...) funcionem também nos finais de semana; que se constituam capacitações com os trabalhadores e trabalhadoras desses equipamentos. É importante destacar a necessidade de concurso público para as pessoas que trabalham essas políticas e que a escolha das Coordenações aconteça por seleção pública e com preponderância da capacidade técnica.
> A Instalação da CASA ABRIGO MUNICIPAL para mulheres em situação de risco de vida e ameaça, que não têm aonde se esconder com seus filhos menores, quando perseguidas.
Salientamos que a proposta da Casa Abrigo Municipal em Juazeiro foi um compromisso de campanha do senhor prefeito eleito, José Arnon Bezerra. E se foi um compromisso firmado, a elaboração dessa Casa deveria estar inserida no Plano Plurianual.
> Reivindicamos também a realização de formações (palestras, oficinas, rodas de conversas, cursos, minicursos, ou seminários, para professores e professoras e demais servidores efetivos e temporários dos equipamentos de atendimento às mulheres, contemplando o combate e enfrentamento às violências de gênero, empoderamento das mulheres e atendimento especializado às mulheres vítimas de violências.

> Que seja estabelecida uma política de geração de emprego e renda para as mulheres.
> Ampliação do número de creches no município que possam atender a todos os bairros.
> Infelizmente detectamos creches com construções paradas. Construções que atravessam administrações. Pedimos creches de tempo integral para que, mulheres principalmente adolescentes possam trabalhar e/ou estudar.

> Garantir atendimento e acesso à saúde de qualidade às mulheres negras e pela penalização da discriminação racial e sexual nos atendimentos dos serviços públicos efetivando a Política de Saúde Integral da População Negra de Juazeiro do Norte;
> Criar ferramentas para divulgação na Ouvidoria Municipal para casos de violência praticada por servidores ou servidoras.
> Que garanta o diálogo na perspectiva de combater a intolerância religiosa e pela garantia da reprodução cultural de nossas práticas ancestrais de matriz africana;
> Garantir a efetivação de Política de Saúde da Mulher, principalmente a saúde mental e prevenção do câncer de colo de útero onde as campanhas do outubro rosa, não correspondem à realidade pois, no dia a dia por falta até mesmo de luvas e batas, o exame deixa de ser realizado em nossa cidade.
> Exigimos a construção de um Plano Municipal de Política Pública para Mulher.
> A criação de uma Coordenadoria Regional de Mulheres Sediada em Juazeiro.

Grupos que assinam o documento:
Frente de Mulheres de Movimentos do Cariri
Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher - COMDEM (Juazeiro do Norte)
Grupo de Valorização Negra do Cariri - GRUNEC
Coletivo Marias
Coletivo Piquenique Feminista
Coletivo RUA - Juventude Anticapitalista

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DATA | 23 DE MAIO DE 2018

Os vereadores de Juazeiro discutiram, na Sessão desta terça-feira, 23, alterar o Regimento da Casa no que diz respeito a realização das Sessões Ordinárias, inclusive prevendo punições para os vereadores faltosos.Dois Projetos deram entrada vers [...]

DATA | 12 DE MAIO DE 2018

O Presidente Glêdson Bezerra (PMN) e a vereadora Rita Monteiro (PDT) entregaram nesta sexta-feira, 11, a Comenda Beata Maria de Araújo à senhora Júlia Amélia da Conceição. Aos 113 anos, Dona Júlia é considerada hoje, a mulher mais idosa [...]

DATA | 11 DE MAIO DE 2018

O vereador Demontier Agra (PPL), usou a Tribuna da Câmara nesta quinta-feira, 10, para mostrar problemas na área de infraestrutura do município. Agra apresentou várias fotos de diversos locais e cobrou uma resolutividade o mais breve possível por parte da prefeitura [...]

DATA | 08 DE MAIO DE 2018

O Programa de Prevenção às drogas e enfrentamento da violência da Câmara de vereadores de Juazeiro foi iniciado na noite desta segunda-feira, 07, com uma palestra na escola Edvard Teixeira Ferrer no bairro Franciscanos.Setenta alunos do EJA foram agraciados com a pal [...]

DATA | 05 DE MAIO DE 2018

O presidente Glêdson Bezerra (PMN) anunciou que a segunda etapa da construção do prédio da nova sede da Câmara já está garantida.Na prestação de contas mensal, realizada na última sessão, Glêdson disse ter em caixa quas [...]

Câmara Municipal de Juazeiro do Norte

INSTITUCIONAL

CNPJ: 05.466.164/0001-22

Rua do Cruzeiro, 217 - Centro

CONTATOS

 (88) 3511-1976

 imprensa@camarajuazeiro.ce.gov.br

 De Segunda a Sexta das 08:00 as 17:00

REDE SOCIAL

VÍDEO