Informes

Câmaras do Crajubar debatem situação dos Hospitais de Barbalha

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte será representada em discussão que ocorre nesta segunda-feira, na Câmara do Crato. O debate será sobre a situação dos Hospitais de Barbalha, que atendem pacientes de vários municípios e enfrentam dificuldades financeiras, ameaçando deixar de receber novos pacientes.
O assunto tem preocupado autoridades, políticos e, principalmente a população da região do Cariri. Os problemas financeiros que vem enfrentando os hospitais de Barbalha são antigos, mas a situação se agravou e o tratamento de pacientes com câncer pode ficar prejudicado.
O encontro deve discutir toda a dificuldade que envolve a saúde na região. Vereadores dos três municípios tem se mobilizado para tentar ajudar a resolver a questão. O vereador Capitão (PEN) disse da importância de se envolver todas as casas legislativas do Cariri no sentido de que estas tomem providências para que a mensagem chegue aos deputados estaduais, federais, senadores, ministros e ao próprio governador, Camilo Santana no sentido de que atentem quanto a uma saída para o problema.
Ele levantou o questionamento na última sessão ordinária da Câmara de Juazeiro, dia 11 de abril, e informou que foi procurado pela direção do Hospital do Coração na semana anterior e apesar da vinda recente do senador Eunício Oliveira do PMDB a Barbalha, quando anunciou a verba de cerca de R$ 11 milhões, que salvaria os hospitais do colapso mantendo o atendimento normal à população da região, ele disse que mesmo assim, a preocupação persiste. Tanto na oncologia quanto no atendimento aos problemas do coração.
Em requerimento verbal o vereador solicitou o empenho da Casa numa discussão mais apurada da situação e consequentemente na busca de solução. Acrescentou que a propósito do quadro complicado em que se encontra a saúde do Cariri foi procurado, ainda na semana passada, pelo vereador Thiago Esmeraldo do Partido Progressista (PP), do Crato, oportunidade em que foi solicitado encontro entre comissões de vereadores de Juazeiro e Crato.
“A deficiência se acentua na falta de outros hospitais de porte em nossa região. É sabido que Juazeiro do Norte não conta com um hospital municipal. O que temos na verdade é o Hospital Regional do Cariri, que como o próprio nome sugere, é regional, não atende a cirurgias de grande porte e está convalescendo!”, lamentou Vieira.
A denúncia na falta de atendimento hospitalar pelo vereador se torna até mais grave quando ele acentua que "quem necessitar agora de um atendimento no tratamento de câncer, por exemplo, não terá êxito. Não conseguirá agendar". De acordo com o vereador Damian de Firmino do PRTB, o município está encaminhando todos os pacientes com diagnóstico de câncer, para Fortaleza. E ali o atendimento é precário e não tem como atender todo mundo. Se faz necessário de forma urgentíssima que cada prefeito da região - principalmente os prefeitos de Juazeiro, Crato e Barbalha se mobilizem no sentido de fazerem valer os seus prestígios!
Para se discutir a situação de forma mais ampla, no próximo dia 25, já está agendada a vinda de diretores do Hospital Santo Antônio de Barbalha oportunidade em que relatará toda a situação daquele hospital.
O vereador solicitou ao presidente da Casa, vereador Gledson Bezerra (PMN) para que até lá possam ser convidados diretores de outros importantes hospitais da região para que possam se fazer presentes ao encontro reforçando assim todo o movimento no sentido de se discutir seriamente a falta de recursos e de atendimentos na área de saúde da região.
Foto: Serena Morais




 

Deixe seu comentário

Câmara Municipal de Juazeiro do Norte

Localização

Rua do Cruzeiro, 217
Centro - 63.010-270
Juazeiro do Norte - CE
imprensa@camarajuazeiro.ce.gov.br

Redes Sociais