Aprovação do piso salarial da GCM e denúncias sobre o transporte escolar marcam sessão na Câmara de Juazeiro do Norte
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou, nesta terça-feira (20), o projeto de lei (PL) que cria o piso salarial dos servidores públicos efetivos da Guarda Civil Metropolitana (GCM). A matéria institui como primeiro piso o valor de R$ 1.623,80, retroativo a janeiro deste ano.
Nas discussões, os vereadores, de forma unânime, defenderam a aprovação do projeto. Contudo, eles fizeram apontamentos sobre outras reivindicações da categoria – ainda não atendidas pela gestão municipal –, como a equiparação salarial da GCM e do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN).
“O que foi acordado era que os guardas receberiam igual a um agente do DEMUTRAN, mas não foi feito. Como também não ficou no limbo a questão das horas extras dos guardas municipais”, disse o presidente Capitão Vieira Neto (MDB), que conduziu a sessão.
Na votação, realizada numa sessão extraordinária, foram 18 votos favoráveis, sem registros de abstenções e votos contrários. O momento contou com a forte presença de guardas municipais, que ocuparam as galerias da Câmara Municipal.
Grande Expediente
A paralisação de motoristas e condutores do transporte escolares de Juazeiro do Norte, na manhã desta terça-feira (20), foi motivo de discussão durante a maior parte do Grande Expediente. O assunto pautou os pronunciamentos dos vereadores Márcio Joias (União Brasil) e Janú (Republicanos).
Em sua fala, Márcio apoiou as principais reivindicações da categoria, como reajuste salarial, décimo terceiro salário e o pagamento de horas extras. “Nem temos ônibus para levar as crianças, nem estradas na zona rural, e as crianças hoje perderam suas aulas”, lamentou o parlamentar.
Janu, por sua vez, apresentou vídeos que mostram a superlotação nos ônibus escolares. Ele mostrou preocupação com as crianças, uma vez que muitos passageiros ficam em pé durante o percurso até a escola, conforme mostraram as imagens. “Arriscado ter uma frenagem brusca e as crianças maiores cair sobre os menores”, afirmou.
Após as explanações, o presidente Capitão Vieira nomeou uma comissão parlamentar que se reunirá nesta quarta-feira (21) com a secretária municipal de Educação, Pergentina Jardim. A comissão é composta pelos vereadores Márcio Joias, Janú, William Bazilio – Bilinha (PMN), Lucas do Horto (MDB) e Ivanildo Rosendo (DC).