Audiência pública discute privatização dos Correios e homenageia o Dia do Carteiro
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, na tarde dessa quarta-feira (28), no plenário Presidenta Dra. Yanny Brena, audiência pública em alusão ao Dia do Carteiro, celebrado em 25 de janeiro, e aos 35 anos do Sindicato dos trabalhadores em Correios em Telégrafos do Ceará (SINTECT-CE).
A mesa dos trabalhos foi formada pelo vereador William Bazilio – Bilinha (PMN), que solicitou a realização da audiência, pela coordenadora geral do Sintect-CE, Maria de Lourdes Paz; pela superintendente dos Correios Iranilda Rufino; pela presidente do Sindicato dos Comerciários de Juazeiro do Norte, Antônia Gomes, e pelo presidente do Sindicato dos Comerciários do Crato, Evandro Nascimento.
Na abertura da audiência, o vereador William Bazilio – Bilinha agradeceu a presença de todos os trabalhadores e ressaltou que o carteiro desempenha um papel fundamental no sistema de comunicação e logística, assegurando que as correspondências sejam entregues com segurança e eficiência.
Maria Lourdes Félix, coordenadora do SINTECT-CE, explicou que, como funcionária dos Correios, representa uma categoria que sai no sol, na chuva para fazer um bom trabalho. “Quero agradecer o vereador William Bazilio – Bilinha e lembrar que é muito importante essa audiência para que possamos não só homenagear, mas também reivindicar. Há 12 anos foi realizado o último concurso público e de lá pra cá não houve mais. Os trabalhadores e trabalhadoras do correio, nós somos contra o impeachment do nosso presidente Lula, pois ele está fazendo o melhor por nosso país, porque se não fosse ele os Correios já estaria privatizado.”
Iranilda Rufino, superintendente dos Correios, frisou, que sem o sindicato várias demandas do acordo coletivo não seriam possíveis. “Há anos estamos vivenciando a privatização. O que vimos durante esse período foram planos de demissão voluntário. Hoje, 28 de fevereiro, recebi uma ótima notícia. Os Correios criou a comissão para tratar do concurso público. É o primeiro passo de algo que estávamos sonhado muito.”
“São os carteiros que levam a empresa nas costas, por isso, o meu agradecimento, agradeço também ao vereador William Bazilio – Bilinha, pelo espaço na audiência para podermos ter a oportunidade de cobrar da empresa concurso público, pois vivenciamos dias difíceis, é uma pessoa fazendo o trabalho de vários. Queremos trabalhar, mas não adoecer trabalhando,” explicou o coordenador de imprensa do Sindicato Veridiano Matos.
Durante a audiência pública foram homenageados os carteiros mais antigos José Cláudio e o Elias Alves, e a carteira que há 21 anos está nos correios, Vitória Regina Santana. “Eu como mulher me sinto muito agradecida em fazer parte dessa empresa”, disse Vitória Regina.