Câmara de Juazeiro do Norte: Artistas denunciam excesso de exigências para recebimento de recursos da Lei Paulo Gustavo

Agentes culturais de Juazeiro do Norte externaram, nesta quinta-feira (2), durante sessão plenária na Câmara Municipal, dificuldades para ter acesso aos recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo. O artista Ailton Jesus subiu à tribuna da Casa, de onde apontou diversas exigências impostas pela Secretaria de Cultura, incluindo a emissão de notas fiscais.

Segundo Ailton, a Secult Juazeiro tem exigido a emissão de nota fiscal de prestação de serviço para recebimento do recurso. Para ele, a atividade não caracteriza como prestação de serviço, uma vez que é uma modalidade de fomento. Ele disse ainda que a pasta exige a emissão das notas fiscais de cada serviço realizado ao longo do projeto.

“Eu tenho que gerar duas notas fiscais: uma do dinheiro que recebi como pagamento do meu trabalho e outra do recurso total que não é meu, esse é o recurso será utilizado para pagar cada um dos prestadores de serviço ao longo do projeto”, explicou Ailton Jesus.

A vereadora Jacqueline Gouveia (PT), autora do convite ao artista, disse que as exigências impostas pela pasta são uma forma de dificultar o recebimento do recurso, além de serem ilegais, segundo ela. A parlamentar ainda requereu à Mesa Diretora a realização de uma audiência pública para discutir o assunto.

“O que está parecendo é que a Secretaria de Cultura está tentando dificultar a vida desses artistas. Em vez de incentivar a cultura local, eles estão dificultando, atrasando os trabalhos, porque a gente sabe que a Cultura é tão importante quanto a Saúde, a Educação, e tem que ser valorizada”, disse a parlamentar.

O 1º vice-presidente da Câmara, vereador Raimundo Júnior (MDB), que conduziu os trabalhos nesta terça-feira (2), manifestou apoio aos agentes da cultura local e anunciou o agendamento da audiência pública para o próximo dia 8 de maio, às 15h.

“A gente fica muito triste nessa questão, porque essa demanda poderia já ter resolvido lá, mas o cidadão foi lá na secretaria, tentou resolver, infelizmente não teve a resposta e teve que vir aqui usar a tribuna para poder ajudar a sua causa”, disse o presidente em exercício.

Notícias recentes

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support