A Câmara Municipal de Juazeiro homenageou oito mulheres com a Comenda Beata Maria de Araújo.
A homenagem se deu em razão do mês dedicado às mulheres e a solenidade de entrega foi realizada no último dia 20 de março.
Para o Presidente da Câmara Glêdson Bezerra, a homenagem é justa e merecida e representa o reconhecimento do Poder Legislativo a todas as mulheres do país. As agraciadas foram escolhidas pelos seus exemplos de vida. Pessoas abnegadas, humanistas, com serviços prestados à sociedade, e competência profissional.
Foram agraciadas com a Comenda, a educadora Célia Morais, a radialista Mirtes Moreira, Maria Izabel Galdino (mãe Maria), a ex-vereadora Mara Torres, autora da Lei que criou a medalha, a Beata Maria Das Dores, da Comunidade de Nossa Senhora Maria Alacoque, a Mulher mais velha de Juazeiro, Julia Amélia da Conceição, com 113 anos, a ex-primeira dama do município, Dayse Sampaio e Maria Soledade Nascimento, que trabalha com as crianças carentes do Centro Comunitário Padre Cícero.
A educadora Célia Morais discursou e discorreu sobre educação, enfatizando ser o maior patrimônio de um ser humano. Educação é tudo.
A ex-primeira dama Dayse Sampaio, disse que receber a medalha tem o significado do amor que sinto pela cidade que tão bem nos acolheu quando chegamos na década de 50. Sinto pela beata uma grande admiração: uma mulher negra, pobre, analfabeta, escolhida pelo milagre do sacramento da hóstia, que sofreu preconceito, tortura, mas não negou a sua fé, comentou Dayse.
Ela lembrou que na primeira gestão do ex-prefeito Mauro Sampaio, foi iniciada uma procissão em homenagem a beata, mas que não foi institucionalizada e não se deu segmento. E finalizou se declarando a cidade. Reconhecida como cidadã juazeirense, digo que o meu coração sempre será teu, Juazeiro., finalizou Dayse Sampaio.
A ex-vereadora Mara Torres pediu que nunca se deixe de fazer a homenagem, que na verdade é um grande reconhecimento à beata Maria de Araújo. Mara como a criadora da Lei que instituiu a homenagem se disse surpresa ao saber que estava entre elas.
As homenageadas foram escolhidas por uma Comissão de mulheres composta pelas vereadoras da Casa e o movimento de luta feminina.
Sessão da Câmara Municipal presidida pela vereadora Professora PG aprova gratificação para ACS’s e ACE’s em Juazeiro do Norte
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta quinta-feira (13), mais uma sessão ordinária. A sessão foi presidida pela 1ª vice-presidente da Casa Legislativa,