O Dia do Anestesiologista é comemorado No dia 16 de outubro. Nesta data, foi documentada a primeira intervenção cirúrgica realizada sob anestesia geral no ano de 1846.
O anestesiologista é o médico especialista responsável por aplicar a anestesia, um estado de total ausência de dor e outras sensações durante uma operação, exame diagnóstico ou curativo. Estes profissionais não só aplicam a anestesia, como também cuidam do paciente durante todo o procedimento.
Antes, à exceção da China, onde se usava a milenar Acupuntura, os recursos usados para amenizar a dor nas operações consistiam de extratos de plantas dotadas de ação sedativa e analgésica. Além disso, recorria-se também à hipnose e às bebidas alcoólicas, não se dispensando a contenção do enfermo.
O termo anestesia, de origem grega, quer dizer “sem sensibilidade”. É o estado de total ausência de dor durante uma operação, exame ou curativo. No Brasil, a primeira anestesia geral com éter foi realizada em 25 de maio de 1847 no Hospital Militar do Rio de Janeiro pelo médico Roberto Jorge Haddock Lobo.
Hoje em dia se incentiva o estabelecimento de uma relação médico paciente mais próxima com o médico anestesiologista, reconhecido fator de melhora da qualidade e conseqüente diminuição de complicações relacionadas ao ato anestésico.
Com informações do Portal CFM/ Blog ProDoctor/Hospital de Câncer de Barretos.
Câmara de Juazeiro do Norte homenageia profissionais com título de cidadã juazeirense e comendas de honra ao mérito.
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte homenageou a advogada Mariana Pedrosa com o Título Honorífico de Cidadã Juazeirense. A honraria foi entregue nesta quinta-feira