O Dia Nacional da Mulher é comemorado em 30 de abril.
Pouco difundido no próprio país, o Dia Nacional da Mulher é ofuscado pelo 8 de março, instituído como o Dia Internacional da Mulher.
Ambas as datas impõem a reflexão sobre a igualdade de gênero, principalmente. Também, o Dia Nacional da Mulher tem como objetivo conscientizar, diminuir ou até mesmo erradicar todo o preconceito e a desvalorização que acometem as mulheres.
Embora o mundo atual passe por uma transformação em termos de culturas e ideias, o sexismo ainda influencia negativamente as mulheres, já que as mesmas ainda sentem as diferenças em relação ao sexo oposto: salários mais baixos, violência, jornadas excessivas de trabalho, desvantagens que atrapalham o crescimento da carreira profissional, são alguns exemplos.
É claro que pode-se afirmar que houve conquistas por parte das mulheres, mas a história do sexo feminino ainda precisa de muitas modificações.
O papel da mulher na sociedade atual precisa ser considerado de tal importância como é considerado o papel do homem.
Origem do Dia Nacional da Mulher
A data de 30 de abril é uma homenagem a Jerônima Mesquita. Essa mulher foi líder e fundadora de um movimento feminista no Brasil, chamado de Movimento Bandeirante.
O Movimento Bandeirante era uma iniciativa social que objetivava a entrada da mulher em todas as áreas da sociedade brasileira.
Jerônima Mesquita também se envolveu no desenvolvimento do Conselho Nacional das Mulheres.
O Dia Nacional das Mulheres está instituído em Lei nº 6.971, de 1980. O dia 30 de abril é a data de nascimento de Jerônima.