Março Azul Marinho – Campanha de Prevenção do Câncer Colorretal

No Brasil são registrados mais de 34 mil novos casos de câncer colorretal. Entenda mais sobre esta doença.

 O mês é dedicado também à campanha “Março Azul Marinho” que visa conscientizar sobre os riscos e a prevenção do câncer colorretal. Considerado o terceiro mais comum entre homens e mulheres no Brasil segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tumor ataca o intestino grosso (ou cólon) e o reto, parte final do intestino.

câncer colorretal surge a partir de pólipos, ou seja, quando ocorre um crescimento de anomalias na parede interna do cólon ou do reto. Se diagnosticado precocemente, o tumor pode ser curável na maioria dos casos.

Apesar de ocorrer em qualquer idade, o câncer colorretal ganha mais força à medida em que as pessoas envelhecem. Sendo mais comum em indivíduos de 50 e 60 anos, segundo os especialistas.

Continue lendo este artigo e entenda as principais causas, sintomas e tratamentos que integram a prevenção do câncer colorretal.

Causas do Câncer Colorretal

O consumo excessivo de carnes vermelhas, frituras, alimentos com corantes, defumados (linguiça, salames e salsichas)  e a falta de exercícios físicos são alguns dos fatores de risco que contribuem para o surgimento do tumor.

Além disso, homens e mulheres acima de 50 anos, a obesidade, diabetes, tabagismo ou o histórico genético propiciam o desenvolvimento da doença no organismo.

Principais Sintomas do Câncer Colorretal

Nos estágios iniciais, os sintomas são quase nulos. Quando os sintomas aparecem, podem variar de acordo com o tamanho e localização do câncer colorretal. Veja abaixo, a relação dos primeiros sinais da doença:

O principal sintoma é: o sangramento retal ou nas fezes;

Diarréias ou constipação;

Fraqueza ou fadiga;

Dores na região anal;

Vômitos e náuseas;

Sensação de que o seu intestino não esvazia completamente;

Perda de peso inexplicada;

Anemia sem causa aparente;

Dores abdominais, gases ou cólicas.

Ao identificar os sintomas, é recomendado buscar ajuda médica para realizar a prevenção do tumor ou receber o tratamento adequado.

Prevenção do Câncer Colorretal

campanha Março Azul Marinho objetiva levar informação e conscientizar a população sobre o câncer colorretal. Sendo assim, a ação mobiliza programas de prevenção da doença para oferecer mais qualidade de vida à todos.

Após a consulta com um médico, ele fará o encaminhamento de um dos principais métodos preventivos contra o câncer colorretal, que são:

Colonoscopia

A colonoscopia é o procedimento padrão que investiga e realiza o diagnóstico das células cancerígenas no revestimento interno do intestino grosso e parte do delgado, correspondente ao reto e ao cólon.

No exame, o médico analisa a presença de tumores, inflamações, pólipos e outras alterações do órgão, para encaminhar o tratamento correto.

Sigmoidoscopia

A sigmoidoscopia consiste em um exame endoscópico minimamente invasivo que analisa a sigmoide (parte inferior do intestino grosso) e o reto. O método é utilizado para avaliar os sintomas gastrointestinais, como alterações nos hábitos intestinais ou sangramento retal.

Detecção de sangue nas fezes

Como o próprio nome já diz, o exame analisa a presença de sangue oculto nas fezes. Se o resultado for positivo, será necessário encaminhar o paciente à um tratamento em razão da presença de um trauma, tumor ou inflamação.

Tratamentos para o Câncer Colorretal

       O tipo de tratamento para o câncer colorretal vai ser determinado pelo médico conforme os resultados dos exames e o estágio do tumor. Se diagnosticada precocemente, a doença apresenta grandes chances de cura por meio de tratamentos como: cirurgias, radioterapia e quimioterapia.

Notícias recentes

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support