Na Câmara, setor cultural cobra transparência no Conselho de Política Cultural de Juazeiro do Norte

A sessão ordinária desta quinta-feira (5) da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte foi marcada pela presença de artistas, coletivos e representantes de espaços culturais, que exigiram maior transparência na atuação do Conselho Municipal de Política Cultural. Eles apontaram também a necessidade de uma nova eleição para a composição do conselho após a prorrogação do mandato atual sem consulta ampla aos setores culturais.

Luciana Dantas, advogada e artista, subiu à tribuna para expressar insatisfação com a gestão de recursos federais e estaduais destinados à cultura, como as verbas provenientes da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Ela denunciou a falta de publicidade sobre o fluxo de desembolso desses recursos, afirmando que o conselho atua de forma fechada, sem informar à sociedade civil os locais e horários das reuniões.

“A gente não sabe quanto sobrou, se sobrou, quanto de juro acumulou na conta. Nenhum de nós têm acesso nem mesmo a data, dia, horário e plataforma que ocorrem as reuniões do Conselho Municipal de Política Cultural. Essa informação nos é negada. […] A gente está vivendo uma gestão que não dialoga com a Cultura, que não trabalha para respeitar o princípio da publicidade e da transparência”, afirma Luciana Dantas.

A pedido da vereadora Jacqueline Gouveia (PT), o presidente em exercício da Câmara, vereador Raimundo Júnior (MDB), autorizou a realização de uma audiência pública para debater os impasses. A data do encontro será definida, mas a previsão é de que aconteça antes do recesso parlamentar, que começa no próximo dia 19 de dezembro.

Ordem do Dia

Um total de seis matérias foram incluídas na pauta da sessão desta quinta-feira (5) – todas aprovadas por unanimidade pelos vereadores presentes. Na ocasião, foram aprovados um projeto de lei ordinária (PLO), uma Mensagem do Poder Executivo (PLOE) e quatro projetos de resolução (PREs), que foram votados em bloco.

Os PREs tratam da concessão de títulos de cidadania juazeirense a quatro personalidades com relevantes serviços prestados ao município. O PLOE, por sua vez, dispõem sobre a criação do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher.

Notícias recentes

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support