Parecer da Procuradoria sobre eleição da mesa gera debate

A eleição já foi marcada para dezembro pelo presidente, mas alguns vereadores pedem a antecipação do pleito para o mês de abril

Deu entrada na Sessão desta terça-feira, 20, o Parecer da Procuradoria da Câmara sobre a eleição para a nova Mesa que comandará o Legislativo de Juazeiro no biênio 2019/2020.

Há uma polêmica, pois a eleição já foi marcada pelo Presidente Glêdson Bezerra para o dia quatro de dezembro, mas um grupo de 16 vereadores deu entrada em um pedido de antecipação da eleição já para o dia 10 de abril.

Há duas emendas tramitando na Casa para modificar a data das eleições e os documentos haviam sido encaminhados pelo Presidente para a análise jurídica.

O relatório da Procuradoria deixa claro que a decisão que mudará a data, caso aprovada, as alterações no Regimento e Lei Orgânica passariam a valer somente a partir da próxima legislatura.

O vereador Darlan, questiona a decisão da presidência, entendendo que o Plenário deve votar para decidir.

Para o vereador Zé Barreto as emendas aditivas e modificativas ao Regimento e a Lei Orgânica são atos jurídicos perfeitos e estão dentro da normalidade do direito, defendendo a antecipação.

Mesmo pensamento do vereador Capitão Vieira, que também defende a antecipação da eleição, e vê tudo dentro da Lei. Previsto pelo Regimento, ele pediu a convocação do Colégio de Líderes, que foi marcada pelo Presidente para a próxima sexta-feira, 23, quando será indicada a Comissão que ficará responsável por analisar e emitir parecer sobre as Emendas, seguindo o Regimento.

O Presidente Glêdson Bezerra explica que os trâmites seguem normalmente dentro da Lei vigente atualmente e que vai se basear no parecer, que é opinativo, para decidir, uma vez que o poder de Pauta de votações é da Presidência.

Notícias recentes

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support