1ª discussão da LDO e denúncias de mau acondicionamento da merenda escolar pautam sessão na Câmara de Juazeiro do Norte

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte apreciou as três matérias incluídas na pauta da sessão ordinária desta quinta-feira (20), sendo dois projetos de lei ordinária (PLO), que foram aprovados, e a primeira discussão da Mensagem nº 149, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025.

No que diz respeito à LDO, esta é a primeira das três discussões que a matéria deve passar antes da votação em plenário, conforme estabelece a Lei Orgânica do Município (LOM). A segunda discussão já foi encaminhada para a Ordem do Dia da sessão plenária da próxima terça-feira (25).

“Temos até a última sessão de julho, porque na segunda quinzena de julho é recesso em todo o parlamento a nível nacional, tanto no Congresso, como na Assembleia Legislativa, e a Câmara de Vereadores acompanha essa dinâmica”, explicou o presidente Capitão Vieira Neto (MDB).

O plenário ainda aprovou dois PLOs de autoria da vereadora Jacqueline Gouveia (PT). Destaque para o PLO 008/2024, que veda o uso de recursos públicos na contratação de artistas cujas músicas incentivem a violência contra mulher ou promovam a exposição de mulheres a situação de constrangimento.

No Grande Expediente, o vereador Fábio do Gás (PSB) apontou irregularidades no acondicionamento da merenda escolar de Juazeiro do Norte. O parlamentar, que também é presidente da Comissão de Educação, realizou visitas a escolas e constatou in loco as denúncias enviadas pela comunidade escolar.

Em uma das escolas, Fábio relatou ter encontrado baratas na cantina e alimentos amontoados. Na fiscalização, ele também constatou problemas na manutenção. Vídeos trazidos pelo vereador mostram escolas tomadas pelo mato. O parlamentar disse levará a denúncia ao conhecimento do Ministério Público.

“O que a gente acha estranho é situação: dentro de uma cantina baratas. […] A gente se preocupa com os profissionais que estão lá trabalhando e com os nossos alunos. Isso é dinheiro dos nossos impostos”, disse Fábio do Gás.

Ainda no Grande Expediente, o presidente Capitão Vieira fez um balanço da audiência pública realizada pela 9ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte para discutir o Plano Diretor Municipal (PDM). Na Câmara, outras duas audiências públicas sobre a temática já foram realizadas.

“Mostramos que já realizamos duas audiências e já agendamos mais uma. A promotora Dra. Efigênia entendeu a importância do trabalho da Câmara na discussão de um projeto tão importante para Juazeiro, que deve ser votado com muita tranquilidade, e não a toque de caixa como queria o prefeito”, avaliou.

Notícias recentes

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support