Câmara de Juazeiro do Norte aprova criação de casa de acolhimento para adultos com autismo e projeto “Academia para Todos”

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta terça-feira (14), sessão ordinária no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena. No Pequeno Expediente, os vereadores utilizaram o tempo regimental de três minutos para abordar temas livres. O vereador Boaz do Bolsonaro (PL) destacou a importância de ações para melhorar a mobilidade urbana e informou que o Demutran realizará, nesta quinta-feira (16), uma simulação no cruzamento das avenidas Castelo Branco e Padre Cícero para aprimorar o tráfego no local. Já a vereadora Ivanisa Pereira (PRD) fez um alerta sobre o grande número de animais soltos na Avenida Virgílio Távora e pediu providências para evitar acidentes. A vereadora Jacqueline Gouveia (MDB) solicitou maior fiscalização na feira de aves de Juazeiro do Norte.

Nos requerimentos verbais, os parlamentares apresentaram demandas voltadas à infraestrutura e aos serviços públicos. O vereador Cleilson Móveis (AGIR) solicitou o conserto de um buraco no cruzamento da Rua Raimundo Machado da Silva com a Avenida Castelo Branco, enquanto a vereadora Ivanisa Pereira (PRD) pediu correção de esgotos no bairro Pio XII. O vereador Raimundo Jr. (MDB) requisitou limpeza e tapa-buraco no bairro Antônio Vieira, e o vereador Jullian de Ciélio (PSB) solicitou a instalação de postes e rede elétrica com iluminação pública no bairro Salesianos. Outros requerimentos destacaram a necessidade de melhorias na educação, saúde e infraestrutura em diversos bairros do município.

Na Ordem do Dia, os vereadores discutiram e aprovaram importantes projetos voltados à saúde, bem-estar e direitos sociais. Entre eles, o projeto de indicação da vereadora Auricélia Bezerra (PSB), que cria a Casa de Acolhimento para Adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e o projeto de lei do vereador Raimundo Jr. (MDB), que institui o programa municipal “Academia para Todos”, voltado à promoção da saúde através de parcerias acadêmicas privadas. Também foram aprovados o projeto de lei da vereadora Professora PG (Podemos), que torna obrigatória a exibição de vídeos de conscientização contra a violência doméstica na Arena Romeirão, e o projeto de lei do vereador Boaz do Bolsonaro (PL), que prevê capacitação dos profissionais da rede municipal para o atendimento a estudantes com diabetes tipo 1. Além disso, foram concedidos dois títulos honoríficos de cidadania juazeirense, e aprovado o projeto da vereadora Jacqueline Gouveia (MDB) que responsabiliza financeiramente agressores de animais por todas as despesas veterinárias decorrentes de maus-tratos.

Durante o Grande Expediente, o vereador Vandinho Pereira (PP) alertou sobre o descarte irregular de lixo nas proximidades da ECIM Dr. Edward Teixeira Férrer, pedindo ações de fiscalização e conscientização. Já o vereador Vinícius Duarte (PSD) destacou que 36 ruas do bairro Triângulo serão contempladas com pavimentação asfáltica e cobrou a reestruturação e limpeza do mercado público do Triângulo, atualmente em situação precária. A sessão foi encerrada com a leitura dos requerimentos escritos apresentados pelos parlamentares.

Foto: Aerlon Avelino