A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta terça-feira (18), mais uma sessão ordinária no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena. A galeria recebeu alunos e professores da EEF Antônio Bezerra Monteiro e da EEMTI Figueiredo Correia, que visitaram as instalações da Casa Legislativa para conhecer de perto o trabalho desempenhado pelos vereadores.
No Pequeno Expediente, os parlamentares utilizaram o tempo regimental para apresentar temas relevantes, com destaque para o vereador Lukão (PSDB), que levou ao plenário reivindicações feitas pelos estudantes da EEF Antônio Bezerra Monteiro, como a necessidade de uma quadra esportiva, melhorias estruturais e climatização. Ele também voltou a criticar a qualidade da água fornecida pela Cagece, ponto reforçado pela vereadora Ivanisa Pereira (PRD).
Durante os requerimentos verbais, os parlamentares solicitaram providências a secretarias municipais e órgãos públicos em áreas essenciais, como infraestrutura, segurança, meio ambiente, saúde e serviços urbanos. Entre os pedidos, destacaram-se a implantação do REFIS municipal, a limpeza e desobstrução de esgotos, a elaboração de um plano de arborização, a contratação de empresa de segurança para escolas e unidades de saúde, além de solicitações referentes à melhoria das praças, fiscalização de fábricas clandestinas de fogos e implantação de asfalto em ruas que necessitam de atenção.
A sessão também contou com o uso da tribuna por convidados. A produtora cultural Beth Fernandes apresentou detalhes sobre o espetáculo “Padre Cícero – A História de um Santo do Povo”, que retorna aos palcos da cidade entre os dias 20 e 23 de novembro, com apresentações gratuitas ao ar livre. Em seguida, representantes do transporte alternativo — Cícero Evandro, Mailson Estevão e Maria Natali — relataram dificuldades enfrentadas pela categoria, como o congelamento da tarifa por mais de cinco anos, solicitando apoio dos parlamentares para inclusão do setor nas políticas municipais.
Na Ordem do Dia, os vereadores discutiram e aprovaram 45 propostas, incluindo projetos de lei, de indicação, mensagens e emendas à Lei Orgânica do Município. Entre as aprovações, ganhou destaque o projeto de lei da vereadora Rita Monteiro (PSB), que dispõe sobre a proteção de crianças e adolescentes contra a exposição a conteúdos sexuais em vias e eventos públicos do município. Também foi aprovado o projeto de indicação da vereadora Auricélia Bezerra (PSB) que institui a Bolsa Quadrilheiro, iniciativa que valoriza a cultura local ao oferecer incentivo financeiro a participantes de grupos juninos do município, bem como projetos que tratam do incentivo ao letramento digital com foco em inteligência artificial e sustentabilidade, de autoria do vereador Barbosa Neto (PT), da priorização de mães solo no acesso a serviços públicos, de autoria da vereadora Jacqueline Gouveia (MDB), e da criação do Programa Municipal de Fortalecimento da Atenção Básica em Saúde (PREMABS), de autoria do vereador Badú (MOB).
No Grande Expediente, a vereadora Professora PG (Podemos) destacou os resultados positivos do Padim Vest, cursinho preparatório oferecido pela Câmara, e manifestou expectativa de retorno do projeto em 2026. O vereador Boaz do Bolsonaro (PL) ressaltou aprovações ligadas à sua atuação, como a lei que garante vagas prioritárias nas escolas para crianças com diabetes tipo 1. Já a vereadora Rita Monteiro denunciou recorrentes quedas de energia em bairros da cidade, como Santo Antônio e Salesianos, cobrando providências da Enel. O vereador Vinícius Duarte (PSD) reforçou as críticas à qualidade da água fornecida pela Cagece e defendeu a abertura de uma CPI para investigar os serviços prestados pela companhia no município.
Foto: Aerlon Avelino
