Câmara Municipal abre 600 vagas gratuitas de qualificação profissional

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, iniciou nesta quarta-feira (26), as inscrições do Programa Capacita Juazeiro, iniciativa que oferece formação gratuita para moradores em situação de vulnerabilidade social ou de baixa renda. A ação integra a política de qualificação profissional desenvolvida pela Casa Legislativa e marca o início de um novo ciclo de oportunidades voltado à inclusão social, depois do sucesso que foi o Padim Vest.

O programa será executado em parceria com o Instituto Vygotski de Educação, Cultura e Saúde (IVECS) e disponibiliza, nesta primeira etapa, 600 vagas gratuitas distribuídas entre os cursos de Primeiros Socorros, Atendimento ao Cliente e Interpretação de Libras. As formações têm carga horária de 120 horas, duração de três meses e serão ofertadas no formato híbrido, permitindo maior flexibilidade aos participantes.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas exclusivamente de forma online, pelo link https://ivecs.incibrasil.com.br/
. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, com prioridade para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social residentes em Juazeiro do Norte, garantindo um processo democrático e transparente.

Foto: Aerlon Avelino

Câmara aprova Passe Livre Ampliado para pessoas com deficiência e fortalece políticas sociais em Juazeiro do Norte

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta terça-feira (25), mais uma sessão ordinária no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brenna, marcada por debates importantes e pela aprovação de projetos relevantes para a população. No Pequeno Expediente, os vereadores utilizaram o tempo regimental para apresentar reivindicações e destacar demandas da comunidade. O vereador Vinícius Duarte (PSD) ressaltou a recuperação das praças com implantação de gramado e sistema de irrigação pela Seamasp, sugerindo a ampliação do serviço para outras áreas. O vereador Alexandre Sobreira (DC) chamou atenção para a baixa qualidade da água no bairro Pedrinhas, enquanto o vereador Cleilson Móveis (AGIR) reforçou as solicitações por melhorias estruturais e de atendimento no PSF 04 da mesma localidade.

Durante os requerimentos verbais, os parlamentares apresentaram solicitações voltadas à infraestrutura, mobilidade, segurança viária e serviços urbanos. Entre os destaques, Alexandre Sobreira (DC) pediu a recuperação do calçamento da rua Lourdes Vitória, no bairro Cidade Universitária; o vereador Lukão (PSDB) solicitou ações imediatas para o recolhimento de animais de grande porte soltos nas vias; a vereadora Auricélia Bezerra (PSB) requereu ao Governo do Estado a construção de uma Casa do Idoso no município; e a vereadora Rita Monteiro (PSB) cobrou do Demutran a manutenção da sinalização horizontal do município. Também foram apresentados pedidos de recuperação de vias, reparos na iluminação pública, instalação de redes de proteção, limpeza urbana e correção de vazamentos, reforçando o compromisso dos vereadores com as necessidades diárias da população.

Na Ordem do Dia, os parlamentares aprovaram pautas importantes, com destaque para a Mensagem 198/2025, enviada pelo Poder Executivo, que amplia o Passe Livre para pessoas com deficiências mentais, neurológicas, transtornos mentais e deficiência física no transporte coletivo urbano. Também foi aprovada a Mensagem 199/2025, que destina aos servidores do CRAS Triângulo a premiação conquistada pelo município com base na legislação estadual. Entre outras matérias aprovadas estão a comenda proposta pelo vereador Vandinho Pereira (PP) à Shayana Sarah Vieira de Andrade Mousinho; o reconhecimento de utilidade pública da Associação de Apoio às Mães de Atípicos (AAMA), de autoria do vereador Raimundo Jr. (MDB); a oficialização da rua Raimundo Furtado do Nascimento no bairro Horto, proposta por Barbosa Neto (PT); e projeto do vereador Boaz do Bolsonaro (PL) que altera dispositivos do Estatuto dos Servidores Municipais.

Após a votação, os moradores Antônio Iranildo e Francisco Halison utilizaram a tribuna para relatar a falta de atenção ao bairro Monsenhor Murilo de Sá Barreto, no setor leste da cidade. Eles elencaram uma série de reivindicações, como requalificação de vias, controle de animais soltos, combate ao descarte irregular de entulho, melhorias na iluminação, telefonia e abastecimento de energia, além da necessidade de intervenções estruturais e ambientais. Os vereadores acolheram as demandas, parabenizando os moradores pela iniciativa e coragem e se colocaram à disposição para buscar encaminhamentos junto ao poder público.

No Grande Expediente, a vereadora Rita Monteiro (PSB) trouxe preocupação sobre o aumento no número de acidentes no Anel Viário, especialmente na área que abrange os bairros Salesianos, Horto e São José. Ela solicitou à Superintendência de Obras Públicas do Estado (SOP) melhorias urgentes na sinalização, iluminação pública e implantação de redutores de velocidade, além de estudos técnicos que garantam maior segurança a quem trafega pela região. A sessão foi encerrada com a leitura dos requerimentos escritos e um minuto de silêncio em homenagem póstuma ao falecimento da professora Penha Alencar e do empresário Durval Belém.

Foto: Aerlon Avelino