Câmara de Juazeiro aprova projeto que proíbe plantio de Nim indiano no município

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta terça-feira (2), mais uma sessão ordinária no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena, marcada por debates importantes e diversas deliberações em prol da população. No Pequeno Expediente, o vereador Boaz do Bolsonaro (PL) chamou atenção para problemas estruturais no matadouro municipal, citando equipamentos quebrados, como a balança, e solicitando uma visita técnica da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Públicos (Seamasp). Já o vereador Barbosa Neto (PT) destacou a situação dos professores temporários, que sofrem com a interrupção salarial especialmente no período de férias, enfatizando a necessidade de garantir os direitos da categoria.

Nos requerimentos verbais, o vereador Lukão (PSDB) pediu que a Secretaria de Assistência Social e a Prefeitura encaminhem à Casa a lista de cidadãos que conseguiram agendamento no programa Minha Casa, Minha Vida. O vereador Boaz do Bolsonaro (PL) requereu que a Seamasp realize a limpeza de um canal no Conviver, no bairro Aeroporto. A vereadora Ivanisa Pereira (PRD) solicitou que a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) recupere um buraco na Avenida Carlos Cruz. O vereador Bilinha (PT) pediu um estudo do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) para implantação de um semáforo ou redutor de velocidade nos cruzamentos das ruas Leão XIII com São Paulo e Santa Clara com Pio X. O vereador Alexandre Sobreira (DC) requereu mais ações de sinalização horizontal no município. O vereador Cleilson Móveis (AGIR) pediu estudo de mobilidade para tornar mão única a rua Raimundo Machado da Silva, no sentido da Avenida Castelo Branco. O vereador Capitão Vieira (MDB) solicitou o envio de todos os alvarás de construção emitidos pela Prefeitura em 2025. O vereador Jullian de Ciélio (PSB) requereu a instalação de postes de iluminação na via que liga o Horto aos sítios Popôs e Planalto. O vereador Chagas Moura (PSD) requereu a limpeza e reforço na fiscalização quanto ao lixo depositado no cruzamento da Rua do Cruzeiro com rua São Salvador. O vereador Barbosa Neto (PT) solicitou capinação e limpeza de esgoto na rua Vicente Oliveira de Brito, no bairro José Geraldo da Cruz. Já o vereador Badu (MOB) pediu que a Cosampa providencie a troca da iluminação no loteamento Barão do Juá.

Na Ordem do Dia, um dos destaques foi a aprovação do projeto de lei de autoria da vereadora Professora PG (Podemos) e do vereador Boaz do Bolsonaro (PL), que proíbe o plantio de Nim indiano no âmbito do município, medida que visa prevenir impactos ambientais e preservar o equilíbrio ecológico. Também foram aprovados o projeto de lei do vereador Jullian de Ciélio (PSB), que reconhece como utilidade pública a Associação Conviver Life Residence; e o projeto dos vereadores Raimundo Jr (MDB), Jullian de Ciélio (PSB) e Badú (MOB), que oficializa nomes de ruas, amplia prolongamentos e altera zoneamentos. Ainda foi apreciada a Mensagem nº 202/2025, do Executivo, que trata do refinanciamento de débitos não tributários junto ao Demutran. Houve, também, a primeira discussão da LDO 2026 e do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029.

Durante o uso da Tribuna, as senhoras Maria Odete, Maria Aparecida e Cláudia Costa relataram os graves problemas enfrentados por pacientes do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), mencionando ônibus sucateados, quebras constantes e prejuízos para pessoas que acabam perdendo consultas. Elas fizeram um apelo aos vereadores por melhorias urgentes. Os parlamentares se solidarizaram com a situação e se comprometeram a buscar soluções, tanto para garantir transporte seguro quanto para dialogar com o Governo do Estado sobre a possibilidade de descentralizar alguns atendimentos para Juazeiro do Norte.

No Grande Expediente, o vereador Lukão (PSDB) voltou a cobrar atenção para a insegurança na rodoviária de Juazeiro do Norte, além de mencionar problemas como luzes que permanecem acesas durante o dia. O parlamentar pediu que as secretarias competentes adotem providências, considerando que o equipamento é um importante cartão de visitas para quem chega ao município.

Foto: Aerlon Avelino