Câmara de Juazeiro do Norte retoma trabalhos legislativos com foco no povo e no fortalecimento da cidade

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, na tarde desta terça-feira (3), a primeira sessão ordinária do ano legislativo de 2026, no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena. A sessão marcou oficialmente a retomada dos trabalhos do Legislativo juazeirense, reafirmando o compromisso dos vereadores em atuar de forma ativa e responsável em defesa dos interesses da população. O momento contou com a participação do prefeito Glêdson Bezerra (Podemos).

Antes do início dos trabalhos, os parlamentares respeitaram um minuto de silêncio em homenagem póstuma aos 15 romeiros alagoanos vítimas de um trágico acidente ocorrido na manhã desta terça-feira, quando retornavam dos festejos de Nossa Senhora das Candeias, em Juazeiro do Norte.

Em seu pronunciamento, o presidente da Casa, vereador Felipe Vasques (AGIR), destacou que 2025 foi um ano de muito trabalho e fortalecimento do Poder Legislativo, desejando que o novo ano parlamentar seja ainda mais produtivo, com debates e proposições voltados, acima de tudo, para o bem-estar do povo juazeirense.

1ª sessão ordinária do ano legislativo de 2026. Foto: Aerlon Avelino

Durante o Pequeno Expediente, vereador Cleilson Móveis (AGIR) destacou a necessidade de identificação adequada das ruas do município, sugerindo a elaboração de um projeto de lei que permita parcerias com comerciantes para implantação das placas, com possibilidade de divulgação de marcas. Já a vereadora Jacqueline Gouveia (MDB) chamou atenção para a existência de uma matilha no bairro São José, solicitando que a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Públicos (Seamasp) atue na causa do bem-estar animal.

Durante os requerimentos verbais, os parlamentares juazeirenses apresentaram solicitações voltadas à infraestrutura, saúde, segurança e educação. Entre os pedidos estiveram o envio de viaturas da Patrulha Maria da Penha ao município; reparos e pavimentações em ruas de diferentes bairros; auditoria sobre recursos federais destinados à saúde; aumento no reajuste salarial para professores da rede municipal; além de serviços de limpeza urbana, desobstrução de vias e reforma de unidades de saúde.

Na Ordem do Dia, os vereadores discutiram, votaram e aprovaram importantes matérias, entre elas o projeto de lei de autoria do presidente Felipe Vasques que revoga parcialmente a Lei Municipal nº 5.248, no que dispõe sobre cargos e remuneração do Balcão da Cidadania; o projeto de resolução também de autoria do presidente Felipe Vasques que concede a Comenda Padre Cícero Romão Batista in memoriam às vítimas do acidente com ônibus de romeiros na AL-220, em Alagoas; e o projeto de resolução de autoria do vereador Jullian de Ciélio (PSB) que concede a Medalha Cidade Juazeiro do Norte – Comenda de Mérito Legislativo ao ex-ministro Ciro Ferreira Gomes.

Encerrando os debates no Grande Expediente, a vereadora Rita Monteiro (PSB) relatou que, durante o recesso parlamentar, cumpriu agenda em Fortaleza com deputados estaduais e com o secretário das Cidades, tratando da construção de uma praça no bairro Santo Antônio e questões ligadas à saúde. Já o vereador Lukão (PSDB) manifestou preocupação com o início do ano letivo em algumas escolas do município, que ainda enfrentam atrasos no retorno presencial devido a reformas, o que, segundo ele, pode impactar o desenvolvimento dos alunos.

A primeira sessão do ano reforçou o papel da Câmara Municipal como espaço de diálogo, fiscalização e construção de soluções, com o compromisso de trabalhar de forma firme e contínua em favor do desenvolvimento de Juazeiro do Norte e da qualidade de vida de seu povo.

Fotos: Aerlon Avelino