Câmara de Juazeiro do Norte presta homenagem a quadrilhas juninas e debate pautas de infraestrutura e segurança

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta quinta-feira (7), no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena, mais uma sessão ordinária marcada por homenagens, reivindicações e votações de matérias. Os trabalhos tiveram início com um ato solene de outorga de moção de honra ao mérito às quadrilhas juninas Nação Nordestina e Flor do Sertão, em reconhecimento aos relevantes feitos culturais realizados por ambas. A honraria foi proposta pelo vereador Vandinho Pereira (PP).

No Pequeno Expediente, os parlamentares utilizaram o tempo regimental para apresentar demandas e destacar temas de interesse da população. O vereador Vandinho Pereira solicitou ao Governo do Estado a sinalização das entradas das ruas do bairro Mauro Sampaio, próximas à CE-292, para reduzir riscos de acidentes, além de pedir ao Demutran a instalação de sinalização e faixas elevadas na Avenida Virgílio Távora, no bairro Aeroporto. Já o vereador Barbosa Neto (PT) destacou a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, na região do Cariri, para o lançamento do Programa Rouanet Nordeste, que prevê investimento de R$ 40 milhões na região.

Durante os requerimentos verbais, os vereadores apresentaram solicitações voltadas para infraestrutura, segurança, iluminação pública, saúde e serviços de limpeza em diferentes bairros do município. Entre os destaques, estiveram pedidos de pavimentação, retirada de entulho, implantação de iluminação, ativação dos PSFs XV, XXV e XXXVIII, no bairro Salesianos, além de medidas para melhorar a mobilidade e segurança no trânsito. As reivindicações abrangeram localidades como Limoeiro, Pedrinhas, Frei Damião, Tiradentes, Aeroporto, Conviver, São José e Barão do Juá.

Na Ordem do Dia, foram discutidos e aprovados o projeto de resolução de autoria do vereador Badú (MOB), que concede o título de cidadão juazeirense a José Arthur Xenofonte Gomes de Mattos, e o projeto de lei de autoria do presidente da Casa, vereador Felipe Vasques (AGIR), que institui a Política de Patrocínio no âmbito da Câmara Municipal.

O Grande Expediente foi marcado pelo relato de Valda Furtado sobre a situação de Dona Maria Moura, que necessita de cirurgia macular. Os vereadores se sensibilizaram e se comprometeram a buscar solução para o caso. Ainda no Grande Expediente, o vereador Cleilson Móveis (AGIR) destacou a importância de revitalização da área próxima à Lagoa da APUC, com espaços para práticas esportivas e convivência, além de reforço da segurança no local. A sessão foi encerrada com a leitura dos requerimentos escritos apresentados pelos parlamentares e um minuto de silêncio em homenagem póstuma a Isaque Evangelista Cruz, ex-vereador, ex-secretário de Educação e ex-chefe de gabinete de Missão Velha.

Foto: Aerlon Avelino

Notícias recentes

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support