Câmara de Juazeiro do Norte aprova 45 projetos em sessão com destaque para nova lei de proteção a crianças e adolescentes em vias e eventos públicos

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta terça-feira (18), mais uma sessão ordinária no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena. A galeria recebeu alunos e professores da EEF Antônio Bezerra Monteiro e da EEMTI Figueiredo Correia, que visitaram as instalações da Casa Legislativa para conhecer de perto o trabalho desempenhado pelos vereadores.

No Pequeno Expediente, os parlamentares utilizaram o tempo regimental para apresentar temas relevantes, com destaque para o vereador Lukão (PSDB), que levou ao plenário reivindicações feitas pelos estudantes da EEF Antônio Bezerra Monteiro, como a necessidade de uma quadra esportiva, melhorias estruturais e climatização. Ele também voltou a criticar a qualidade da água fornecida pela Cagece, ponto reforçado pela vereadora Ivanisa Pereira (PRD).

Durante os requerimentos verbais, os parlamentares solicitaram providências a secretarias municipais e órgãos públicos em áreas essenciais, como infraestrutura, segurança, meio ambiente, saúde e serviços urbanos. Entre os pedidos, destacaram-se a implantação do REFIS municipal, a limpeza e desobstrução de esgotos, a elaboração de um plano de arborização, a contratação de empresa de segurança para escolas e unidades de saúde, além de solicitações referentes à melhoria das praças, fiscalização de fábricas clandestinas de fogos e implantação de asfalto em ruas que necessitam de atenção.

A sessão também contou com o uso da tribuna por convidados. A produtora cultural Beth Fernandes apresentou detalhes sobre o espetáculo “Padre Cícero – A História de um Santo do Povo”, que retorna aos palcos da cidade entre os dias 20 e 23 de novembro, com apresentações gratuitas ao ar livre. Em seguida, representantes do transporte alternativo — Cícero Evandro, Mailson Estevão e Maria Natali — relataram dificuldades enfrentadas pela categoria, como o congelamento da tarifa por mais de cinco anos, solicitando apoio dos parlamentares para inclusão do setor nas políticas municipais.

Na Ordem do Dia, os vereadores discutiram e aprovaram 45 propostas, incluindo projetos de lei, de indicação, mensagens e emendas à Lei Orgânica do Município. Entre as aprovações, ganhou destaque o projeto de lei da vereadora Rita Monteiro (PSB), que dispõe sobre a proteção de crianças e adolescentes contra a exposição a conteúdos sexuais em vias e eventos públicos do município. Também foi aprovado o projeto de indicação da vereadora Auricélia Bezerra (PSB) que institui a Bolsa Quadrilheiro, iniciativa que valoriza a cultura local ao oferecer incentivo financeiro a participantes de grupos juninos do município, bem como projetos que tratam do incentivo ao letramento digital com foco em inteligência artificial e sustentabilidade, de autoria do vereador Barbosa Neto (PT), da priorização de mães solo no acesso a serviços públicos, de autoria da vereadora Jacqueline Gouveia (MDB), e da criação do Programa Municipal de Fortalecimento da Atenção Básica em Saúde (PREMABS), de autoria do vereador Badú (MOB).

No Grande Expediente, a vereadora Professora PG (Podemos) destacou os resultados positivos do Padim Vest, cursinho preparatório oferecido pela Câmara, e manifestou expectativa de retorno do projeto em 2026. O vereador Boaz do Bolsonaro (PL) ressaltou aprovações ligadas à sua atuação, como a lei que garante vagas prioritárias nas escolas para crianças com diabetes tipo 1. Já a vereadora Rita Monteiro denunciou recorrentes quedas de energia em bairros da cidade, como Santo Antônio e Salesianos, cobrando providências da Enel. O vereador Vinícius Duarte (PSD) reforçou as críticas à qualidade da água fornecida pela Cagece e defendeu a abertura de uma CPI para investigar os serviços prestados pela companhia no município.

Foto: Aerlon Avelino

Notícias recentes

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support