Câmara de Juazeiro aprova projeto de implantação de ambulatório na sede do Poder Legislativo e debate situação das crianças atípicas atendidas pelo IHC

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta terça-feira (26), no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena, mais uma sessão ordinária que reuniu debates, requerimentos e votações de projetos para o município. Na abertura dos trabalhos, durante o Pequeno Expediente, os vereadores Lukão (PSDB) e Capitão Vieira (MDB) trouxeram denúncias sobre a grave situação da saúde municipal, classificando-a como “caótica” e em “calamidade”, chegando a defender a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Nos requerimentos verbais, os parlamentares solicitaram desde ações de infraestrutura e pavimentação em diversos bairros até a intensificação da fiscalização contra queimadas urbanas e animais soltos nas ruas. Demandas ligadas à segurança, recuperação de praças, iluminação pública e operação tapa-buraco também foram pautadas, mostrando a diversidade das reivindicações que chegam à Casa Legislativa por meio dos vereadores.

A sessão também contou com o uso da tribuna pela diretora do Instituto Heitor Coelho (IHC), Rosemeire de Lima Gomes, e por mães de crianças atípicas, entre elas Sarah Raquel dos Santos Alves. Elas relataram a importância do acolhimento oferecido pelo instituto e denunciaram as dificuldades enfrentadas diante da quebra de rotinas de atendimento. Outras mães, como as senhoras Margarida e Yuki, também pediram mais inclusão, educação de qualidade e apoio especializado para seus filhos, alertando sobre a fila de espera por terapias e serviços essenciais. Os vereadores se colocaram à disposição para intermediar soluções junto ao município.

Na Ordem do Dia, os parlamentares aprovaram projetos importantes, como o de indicação da vereadora Rita Monteiro (PSB), que institui a obrigatoriedade de implantação de um ambulatório dentro da Câmara Municipal, garantindo mais segurança e bem-estar a servidores, parlamentares e visitantes. Também foram aprovados o projeto de lei da vereadora Auricélia Bezerra (PSB), que autoriza o Executivo a instituir o Programa de Oftalmologia de Saúde Estudantil, voltado à prevenção e tratamento de problemas de visão em crianças da rede municipal; a mensagem do chefe do Executivo municipal que denomina Dr. Alcides Muniz Gomes de Matos a Unidade de Terapia Intensiva Adulta (UTI Adulta) localizada no Hospital e Maternidade São Lucas; e projetos de resolução que concedem o Título Honorífico de Cidadão Juazeirense e a Medalha Cidade Juazeiro Comenda do Mérito Legislativo a personalidades pelos seus relevantes trabalhos feitos em prol do município de Juazeiro do Norte.

Encerrando a sessão, os vereadores utilizaram o Grande Expediente para destacar pautas relevantes para a população do município. O vereador Lukão (PSDB) destacou a carência de cuidadores nas escolas e de agentes de saúde nos postos, enquanto o vereador Vinícius Duarte (PSD) trouxe à tona a situação das pessoas em situação de rua no município. A reunião foi finalizada com a leitura dos requerimentos inscritos apresentados pelos parlamentares juazeirenses.

Foto: Aerlon Avelino

Notícias recentes

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support