Câmara de Juazeiro do Norte aprova criação do Centro de Saúde Mental e Diversidade Escolar e mais 4 projetos de indicação

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta quinta-feira (11), mais uma sessão ordinária no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena, marcada por homenagens e importantes deliberações. A sessão teve início com um ato solene de entrega de Moção Honrosa ao Departamento de Proteção às Crianças e Adolescentes de Juazeiro do Norte, proposta pelo vereador Cleilson Móveis (AGIR). A honraria reconhece os relevantes e inestimáveis serviços prestados pelo órgão à sociedade, garantindo a proteção dos direitos de crianças e adolescentes e contribuindo para a melhoria de sua qualidade de vida. O departamento foi representado pelo juiz de direito Péricles Victor Galvão de Oliveira, da Vara Única da Infância e Juventude da Comarca de Juazeiro do Norte.

Durante o Pequeno Expediente, os vereadores utilizaram o tempo regimental para tratar de demandas comunitárias. O vereador Lukão (PSDB) destacou a edição do Câmara com o Povo, realizada na quarta-feira (10), no bairro Palmeirinha, ressaltando reivindicações relacionadas à segurança pública, saúde, infraestrutura e iluminação levantadas pela população local. O vereador Capitão Vieira (MDB) chamou atenção para a situação dos professores temporários que não receberão o 13º salário, pedindo que o Legislativo dialogue com o Executivo para buscar solução. Já o vereador Cleilson Móveis (AGIR) relatou os graves problemas de falta d’água enfrentados pela Vila Planalto e Vila Catolé, que sofrem também com vazamentos recorrentes nas vias.

Nos requerimentos verbais, os parlamentares apresentaram demandas direcionadas a diversos órgãos municipais e estaduais. Entre eles, solicitações para regularização do abastecimento de água na Vila Planalto e Vila Catolé; reforço da segurança pública no bairro Palmeirinha; serviços de capinação, poda e manutenção da iluminação em bairros como São Gonçalo, Vila Fátima e Betolândia; correção de vazamentos no Horto; limpeza de terreno no bairro Aeroporto; pintura de faixa de pedestres na Avenida Ailton Gomes; melhorias na sinalização de vias; e abertura dos PSFs II e III do Frei Damião.

Na Ordem do Dia, os vereadores discutiram e aprovaram importantes projetos de indicação. Entre eles, destaca-se a proposta da vereadora Rita Monteiro (PSB) que cria o Centro de Saúde Mental e Diversidade Escolar (CSMDE) nas instituições públicas de ensino, iniciativa que busca promover bem-estar emocional e inclusão no ambiente escolar. Também foram aprovados: a criação de uma cartilha ilustrada de prevenção à violência contra a mulher, de autoria da vereadora Ivanisa Pereira (PRD); o Programa Acolher para Cuidar, voltado à saúde mental de profissionais da Atenção Básica, de autoria do vereador Barbosa Neto (PT); a isenção de taxas de inscrição em concursos públicos para doadoras de leite materno, de autoria do vereador Alexandre Sobreira (DC); e o Circuito Juazeirense de Corrida de Rua, que passa a integrar e fortalecer o calendário esportivo municipal, de autoria da vereadora Rita Monteiro (PSB).

Foto: Aerlon Avelino

Notícias recentes

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support