Câmara de Juazeiro do Norte realiza duas sessões ordinárias no mesmo dia e aprova criação de Centro de Referência ao Romeiro e Turista

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta quinta-feira (28), duas sessões ordinárias no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena. Foram a 45ª e a 46ª sessões da 19ª legislatura, marcadas por debates, aprovação de projetos importantes e apresentação de diversas demandas da população. O destaque ficou para a aprovação do projeto de indicação da vereadora Rita Monteiro (PSB), que propõe a criação do Centro de Referência de Apoio ao Romeiro e Turista (CRTUR), a ser implantado no equipamento público onde já funcionou um hotel, reforçando o compromisso da Casa com a valorização do turismo religioso.

No Pequeno Expediente, os vereadores inscritos utilizaram o tempo regimental para expor preocupações e cobranças. O vereador Lukão (PSDB) abordou a questão da insegurança e direcionou críticas ao Governo do Estado do Ceará. Já a vereadora Rita Monteiro (PSB) solicitou ao Poder Executivo municipal a reforma da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Joana Tertulino de Jesus.

Durante os requerimentos verbais, os parlamentares apresentaram demandas relacionadas a infraestrutura, saúde, trânsito e limpeza urbana. Entre elas, destaque para a solicitação de desobstrução de esgotos, restauração de lombadas, serviços de iluminação, calçamento, arborização e até um estudo para implantação de linha de ônibus para comunidades mais afastadas do centro do município, como o bairro Mauro Sampaio, o bairro Brejo Seco e o Sítio Gavião. Também foram feitas cobranças direcionadas à Secretaria de Saúde (Sesau), como informações sobre filas de atendimento e a situação de unidades de saúde.

Na Ordem do Dia, além da criação do CRTUR, os vereadores aprovaram outros projetos de relevância, como a instituição do Dia Municipal do Psicopedagogo, de autoria da vereadora Jacqueline Gouveia (MDB), a concessão da Comenda Padre Cícero ao deputado federal José Guimarães, proposta pelo vereador Barbosa Neto (PT), e o reconhecimento de utilidade pública ao Instituto Infante Atlético Clube, por iniciativa da vereadora Professora PG (Podemos).

O Grande Expediente também foi marcado por falas de convidados. A psicopedagoga Auricelis agradeceu pela aprovação do projeto que reconhece a importância de sua categoria, enquanto representantes do projeto Hiroos Cariri Feminino solicitaram apoio para que um terreno, hoje destinado a um sindicato, seja cedido à iniciativa esportiva para a construção de uma areninha. Vereadores se comprometeram a buscar soluções para a demanda apresentada.

Ainda no espaço da tribuna, os vereadores discutiram a falta de recursos do Governo do Estado e da bancada federal cearense para obras estruturantes no município. O vereador Jullian de Ciélio (PSB) destacou a necessidade de articulação para a construção de um hospital municipal. Os parlamentares divergiram sobre a atuação política em prol de Juazeiro do Norte, mas destacaram a importância de buscar mais apoio para atender às demandas da população.

As duas sessões realizadas em um único dia reforçam o compromisso do Legislativo juazeirense em acelerar discussões e votações relevantes, garantindo maior celeridade na apreciação de projetos e reivindicações que impactam diretamente a vida da população.

Notícias recentes

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support