A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta terça-feira (28), no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena, mais uma sessão ordinária marcada por discussões, requerimentos e aprovação de importantes projetos. No Pequeno Expediente, os vereadores utilizaram o tempo regimental para destacar temas de interesse da população. O vereador Cleilson Móveis (AGIR) pediu atenção do Poder Executivo para a revitalização da Praça do Giradouro, ressaltando sua importância como cartão-postal da cidade. Já a vereadora Jacqueline Gouveia (MDB) chamou atenção para o grande número de animais soltos nas vias do município e solicitou uma fiscalização mais efetiva por parte dos órgãos competentes.
Durante os requerimentos verbais, os parlamentares apresentaram solicitações voltadas à infraestrutura e serviços urbanos. A vereadora Ivanisa Pereira (PRD) pediu à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) a colocação de canaletas nos esgotos da rua Coronel Raul. A vereadora Professora PG (Podemos) requereu ao Demutran e à Secretaria de Finanças um possível estudo para o refinanciamento de multas de veículos. O vereador Vinícius Duarte (PSD) solicitou obras emergenciais no bairro José Geraldo da Cruz, enquanto o vereador Cleilson Móveis (AGIR) requereu o calçamento da rua José Sabiá, na Betolândia. Outros pedidos incluíram a limpeza de esgotos, recuperação de buracos, serviços de infraestrutura e ações em defesa dos romeiros que visitarão Juazeiro do Norte no feriado de Finados.
Na sequência, as senhoras Sandra e Jéssila usaram a tribuna da Casa para abordar o tema da doação de um terreno no Horto à Fundação Terra. Elas ressaltaram a importância da doação para a construção de um espaço voltado à prática esportiva, convivência comunitária e educação, reforçando a importância de projetos sociais que valorizem os moradores da região.
Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram importantes matérias, entre elas a Mensagem nº 193/2025, que autoriza o Poder Executivo a conceder o uso gratuito de um bem público à Fundação Terra pelo prazo de 10 anos. Outro destaque foi o projeto de lei de autoria do presidente da Casa, vereador Felipe Vasques (AGIR), que autoriza o Executivo municipal a implantar a prática da equoterapia no âmbito do município, conforme os termos da Lei Federal nº 13.830/2019. A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo como instrumento de reabilitação e desenvolvimento físico e emocional, trazendo benefícios significativos para pessoas com deficiência ou com dificuldades motoras, cognitivas e psicológicas. Ainda foram aprovados três projetos de resolução que concedem o Título Honorífico de Cidadão Juazeirense e dois projetos que outorgam a Medalha Juazeiro – Comenda do Mérito Legislativo, homenageando personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do município.
No Grande Expediente, o senhor Rafael Decker utilizou a tribuna para tratar sobre corridas de rua, destacando a necessidade de que as largadas aconteçam mais cedo, pensando na saúde dos atletas. Os vereadores se colocaram à disposição para buscar soluções junto aos órgãos competentes, como o Demutran. Ainda no Grande Expediente, o vereador Lukão (PSDB) destacou a necessidade de melhorias na estrutura e na segurança do Terminal Rodoviário Interestadual. A vereadora Rita Monteiro (PSB) chamou atenção para os atos de vandalismo em escolas, pedindo ações da Secretaria de Educação e da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania diante dos fatos, ao mesmo tempo que solicitou da Secretaria de Educação a instalação de aparelhos de ar-condicionado nas unidades de ensino. Já o vereador Vandinho Pereira (PP) denunciou o descarte irregular de entulho e lixo em vias públicas e defendeu a intensificação da fiscalização e campanhas de conscientização para manter Juazeiro do Norte mais limpa e acolhedora.
Foto: Aerlon Avelino




