Câmara Municipal de Juazeiro do Norte demonstra preocupação com a saúde pública e debate implantação da CPI da Enel

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta quinta-feira (27), mais uma sessão ordinária no Plenário Dra. Yanny Brena, trazendo importantes debates sobre avanços para o município. A sessão, que teve duração de mais de seis horas, discutiu temas como os serviços da saúde pública e a implantação de uma CPI para investigar e fiscalizar a Enel e os serviços prestados pela empresa.

Durante o Pequeno Expediente, os vereadores inscritos abordaram temas de relevância pelo tempo regimental de três minutos. O vereador Vinícius Duarte (PSD) destacou sua recente viagem a Fortaleza, onde dialogou com a secretária estadual de Saúde, Tânia Mara, sobre a descentralização da distribuição de leite para crianças com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) e a busca por recursos para a UPA da Lagoa Seca. Além disso, tratou de demandas municipais com o deputado federal Luiz Gastão (PSD).

Entre os projetos apresentados, destacam-se a proposta do presidente da Casa, vereador Felipe Vasques (AGIR), que denomina de Parque Natural Municipal das Timbaúbas Engenheiro Otoniel Arilo Landim Luna, e a iniciativa da 1ª vice-presidente da Casa, vereadora Professora PG (Podemos), que cria o projeto “Parlamento Mirim”, com o intuito de promover a educação política e aproximar estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental ao processo legislativo. A vereadora Rita Monteiro (PSB) também apresentou um projeto para implementar a Política de Gestão dos Resíduos Sólidos Orgânicos e incentivar a compostagem no município. Também deram entrada na Casa as mensagens do Executivo Municipal sobre a alteração da nomenclatura de Guarda Municipal para Polícia Municipal de Juazeiro do Norte e sobre a reforma do Código Tributário municipal.

Nos requerimentos verbais, os vereadores solicitaram soluções para demandas essenciais da população juazeirense. Entre elas, destacam-se a apresentação de um estudo por parte das secretarias municipal e estadual de Segurança Pública sobre a situação das pessoas em situação de rua no município, solicitada pelo vereador Vandinho Pereira (PP); a melhoria da infraestrutura do Sítio Sabiá, solicitada pelo vereador Vinícius Duarte (PSD); o conserto do letreiro do bairro Aeroporto, requerido pelo vereador Lukão (PSDB); a instalação de iluminação pública na Rua Francisco Gurgel de Alencar, solicitada pelo vereador Bilinha (PT); a implementação de uma faixa elevada na Avenida Paulo Maia, em frente à Igreja Santa Terezinha, no bairro Santo Antônio, solicitada pela vereadora Rita Monteiro (PSB); a resolução do problema da falta de água na Vila Três Marias por parte da Cagece, requerida pelo vereador Márcio Joias (PRD); e a reposição de lâmpadas nos sítios Chumbado e Sabiá, solicitada pelo vereador Alexandre Sobreira (DC), junto à Semasp e à empresa Cosampa.

Durante o Grande Expediente, a tribuna da Casa foi utilizada para apresentação de pautas sociais e culturais. A escritora e jornalista Dra. Jussara Rocha Kouryh falou sobre o lançamento de seu livro: “A Mística Cristã de Chiara Lubich”. Sued Carvalho, do movimento universitário Correnteza, junto a Lazuli Tavares, abordaram a implementação do passe livre para estudantes universitários e para beneficiários de programas sociais, aprovado em 2022, mas ainda não executado pelo município. Já a psicóloga Susana Pires e sua filha Laís Pires apresentaram a campanha “Epilepsia sem preconceitos” e a situação crítica da Associação Pestalozzi de Juazeiro do Norte, que enfrenta riscos de fechamento por falta de apoio financeiro.

Encerrando os trabalhos da sessão, os parlamentares utilizaram o tempo regimental para destacar demandas da população. O vereador Rafael Cearense (Podemos) pontuou a precariedade das estradas rurais de Juazeiro do Norte, cobrando investimentos semelhantes aos realizados pelo Governo do Estado e pelos deputados estaduais e federais na cidade vizinha de Barbalha. O vereador Vinícius Duarte (PSD) reforçou a necessidade de abastecimento da vacina antirrábica e fez um convite para a audiência pública sobre a causa animal, agendada para 11 de abril. O vereador Lukão (PSDB) alertou sobre problemas encontrados nas unidades de saúde, como falta de produtos básicos e a conservação das vacinas, e defendeu a instalação de uma CPI para investigar a prestação de serviço da Enel no município.

Notícias recentes

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support