O Dia do Flamenguista é comemorado anualmente em 28 de outubro, no Brasil.
A torcida do Flamengo, time carioca de futebol, é uma das mais fortes e organizadas do Brasil. A representação do Flamengo no Rio de Janeiro é tão importante que a torcida rubro-negra foi tombada como um Bem Cultural de Natureza Imaterial da cidade do Rio de Janeiro.
Além disso, em 2013, a prefeitura do Rio de Janeiro reconheceu os gols de Zico no Maracanã, como Bem Cultural de Natureza Imaterial.
Igualmente, ganhou o prêmio “Torcida de Ouro” do Campeonato Brasileiro de 2007, entregue pela Confederação Brasileira de Futebol – CBF.
Os flamenguistas somam 33 milhões de pessoas e, segundo a FIFA, o time rubro-negro tem a maior torcida do mundo.
Origem do Dia do Flamenguista
O Dia do Flamenguista é comemorado em 28 de Outubro por ser este o dia do padroeiro do time, São Judas Tadeu, conhecido por ser o “santo das causas impossíveis”.
Todos os anos, o time faz uma missa na capela da São Judas Tadeu, na sede do Flamengo no Rio de Janeiro, com a presença de todos os jogadores, torcedores e dirigentes do time.
O “Dia do Torcedor Flamenguista” foi instituído pelo Decreto de Lei nº 4679, de 15 de Outubro de 2007, pelo prefeito César Maia, com base na proposta do vereador Jorge Mauro.
A data já faz parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro.