O Dia do Radiologista é comemorado anualmente no dia 8 de novembro.
A data homenageia o profissional responsável em examinar a estrutura óssea e muscular das pessoas através do Raio – X, uma das principais invenções da medicina contemporânea, ou por meio de outros equipamentos que ajudam a identificar problemas no interior do corpo humano.
O Dia do Radiologista celebra tanto os médicos radiologistas, profissionais formados no curso de ensino superior em medicina, quanto os técnicos em radiologia, que concluíram o ensino médio e se fizeram um curso técnico em radiologia.
Origem do Dia do Radiologista
Em 8 de Novembro de 1895, o físico alemão Wilhehm Conrad Roentgencomeçou a fazer experiências em seu laboratório na Universidade de Wurzburg. Sem saber, Roentgen estava criando uma das maiores descobertas da medicina contemporânea.
Em 22 de dezembro do mesmo ano, Roentgen usou a radiação para fotografar os ossos da mão de sua esposa. Sem saber ao certo o tipo de “raio” capaz de fazer tal feito, o alemão chamou a invenção de “Raio-X”, sendo que o “X” sempre foi usado para indicar aquilo que é indeterminado ou desconhecido.
Depois de aperfeiçoar sua descoberta, Roentgen recebeu o Prêmio Nobel de Física, em 1903, por ter criado o “Raio-X”.
Assim, os profissionais da área decidiram decretar o dia 8 de novembro como o Dia do Radiologista, homenageando a data em que o cientista começou seus estudos que levariam a descoberta de um dos aparelhos mais importantes do século XX.