Economia do Ceará fecha terceiro trimestre com avanço de 4,78%

Economia do Ceará fecha terceiro trimestre com avanço de 4,78%, novamente acima da média nacional

Ótima notícia para a economia cearense. No terceiro trimestre de 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará cresceu 4,78%, em relação ao mesmo trimestre de 2020. A informação foi dada pelo governador do Ceará, Camilo Santana, em transmissão ao vivo pelas redes sociais. O resultado do Ceará é superior ao PIB nacional que registrou crescimento de 4,0% no mesmo período de análise. Os dados são do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Para o órgão, o resultado é explicado pelo crescimento da Indústria (8,45%), seguido pelo setor de Serviços (5,33%).

“Desde o início da pandemia, tudo que fizemos foi priorizar a vida das pessoas, mas nunca esquecemos da preocupação com o emprego e renda dos cearenses. Anunciamos uma série de ações de apoio às famílias cearenses, transformando algumas delas em política pública permanente, como o Vale-Gás, a distribuição de tablets, computadores e chips de conectividade aos alunos da rede pública. Seguimos com a preocupação de vacinar todos e estamos trabalhando para gerar mais emprego e renda para os cearenses, atraindo investidores e fazendo investimentos públicos. E todas essas ações refletem nos números que recebi do Ipece, com um resultado positivo do PIB, resultado importante para mensurar a nossa economia”, apontou Camilo Santana.

“Em qualquer escala de comparação, comparado com o mesmo período do ano anterior, ou mesmo ao trimestre anterior (abril, maio e junho) o Ceará cresceu mais que o Brasil. Ao comparar com o trimestre anterior de 2021, o crescimento do nosso Estado foi de 3,25%, um resultado bem superior ao do Brasil que caiu, -0,1%”, comparou o governador. Novamente, os destaques são os setores de Indústria (5,04%) e Serviços (1,34%)

Outra excelente notícia é que a previsão do Ipece para o crescimento da economia cearense no ano de 2021 é de 6,24%. A atual previsão para o PIB cearense também se mantém acima da projetada para a economia nacional que é de 4,65%.

Para o ano de 2022, segundo o Ipece, a economia cearense deve crescer 1,25%, enquanto a previsão para a brasileira é 0,5%.

“Esses números mostram que estamos fortalecendo a economia, e tudo isso se transforma em empregos e renda para o Estado do Ceará. A previsão do Ipece para o crescimento da economia cearense no ano de 2021 está em 6,24%, valores projetados já considerando os três primeiros trimestres no Ceará. Isso quer dizer que estamos no caminho certo, estamos vencendo a pandemia, retomando a economia do Estado. O Ceará tem sido líder em investimentos públicos no Brasil. Mas precisamos continuar vacinando as pessoas para poder avançar ainda mais, e não vou descansar até vacinar todos os cearenses”, finalizou o governador.

Notícias recentes

Homenagem a Dra. Yanny Brena

Neste 3 de março, completado um ano do falecimento da saudosa presidenta da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, Dra. Yanny Brena Alencar Araújo, queremos

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
WhatsApp Image 2024-03-04 at 11.39.15