Montanhas Tatra

As montanhas Tatra, Tatras ou Tatra, formam uma cordilheira na fronteira da Polónia e Eslováquia e é o sector mais alto dos Cárpatos. A maior parte e os picos mais altos da cordilheira estão situados na Eslováquia; os maiores lagos destas montanhas podem ser encontrados na Polónia. O pico mais alto dos Tatras é o Pico Gerlachov ou Gerlachovský štít em eslovaco, e está a 2.655 metros de altitude, na Eslováquia. O Rysy, na altitude de 2.499 metros, é o pico mais alto da Polónia.

A região é muito conhecida por ser uma área de esportes de inverno, com resorts tais como Poprad e a cidade Vysoké Tatry na Eslováquia (literalmente em português (Cidade dos) Altos Tatras; criada em 1999 e incluindo os resorts anteriormente separados de Štrbské PlesoStarý Smokovec e Tatranská Lomnica), e Zakopane, a “Capital de Inverno” da Polónia.

Os Tatras consistem dos Tatras Ocidentais (eslovaco: Západné Tatry, polaco: Tatry Zachodnie) e os Tatras Orientais (Východné TatryTatry Wschodnie). Os Tatras Orientais, por sua vez, consistem dos Tatras Altos (Vysoké TatryTatry Wysokie) e as Tatras Belianske (Belianske TatryTatry Bielskie). Os Tatras Altos, com seus 24 (ou 25) picos acima de 2.500 metros de altitude, são, juntamente com os Cárpatos do Sul, a única cordilheira com uma característica alpina em todos os 1.200 km de extensão dos Cárpatos.

Notícias recentes

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support