Dia Internacional do Deficiente Físico

O Dia Internacional do Deficiente Físico é celebrado em 3 de dezembro. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, este dia tem como objetivo a sensibilização da comunidade para os desafios enfrentados por pessoas com deficiência física.

Dia Internacional do Deficiente Físico é celebrado em 3 de dezembro.

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, este dia tem como objetivo a sensibilização da comunidade para os desafios enfrentados por pessoas com deficiência física.

Uma das áreas fundamentais é a acessibilidade disponível aos deficientes físicos. Criar bons acessos para pessoas com deficiência é tratá-las com a dignidade que eles merecem, incluindo-os na vida social.

A celebração do Dia Internacional do Deficiente Físico ocorre na mesma data do Dia das Pessoas com Deficiência, sendo esta última direcionada para todos os tipos de deficiências, sejam físicas ou mentais. Por outro lado, Dia do Deficiente Físico salienta exclusivamente as pessoas que apresentam restrições a nível motor.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente em 3 de dezembro. Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, esta data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionados a deficiência, seja ela física ou mental.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente em 3 de dezembro.

Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, esta data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionados a deficiência, seja ela física ou mental.

Além disso, busca também conscientizar as pessoas sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos da vida social, como a política, a econômica e a cultural.

Deficientes

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, aproximadamente 10% da população mundial tem alguma deficiência.

A principal ideia desta data é refletir (e pôr em prática) os melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para todas as pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência.

O Decreto de Lei nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, define a deficiência humana como “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.

Origem do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Esta data foi criada através de uma Assembleia Geral das Nações Unidas – ONU, em 14 de outubro de 1992.

Na mesma data escolhida pela ONU para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, também se comemorar o Dia do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência – criado em 1982.

Dia de São Francisco Xavier

O Dia de São Francisco Xavier é comemorado anualmente em 3 de dezembro. Esta data é celebrada pela comunidade cristã, nomeadamente a doutrina católica, homenageando e lembrando os atos do missionário jesuíta espanhol Francisco Xavier, considerado um dos mais populares do catolicismo.

Dia de São Francisco Xavier é comemorado anualmente em 3 de dezembro.

Esta data é celebrada pela comunidade cristã, nomeadamente a doutrina católica, homenageando e lembrando os atos do missionário jesuíta espanhol Francisco Xavier, considerado um dos mais populares do catolicismo.

Um dos principais feitos de São Francisco Xavier (1506 – 1552), também conhecido como “São Paulo do Oriente” – devido a fundação de várias missões de evangelizadores ao Japão, Índia e China – foi a cofundação da “Companhia de Jesus”.

Pelo trabalho executado como missionário, Francisco Xavier foi proclamado o patrono das missões da Igreja. Tal título lhe foi atribuído por ter convertido inúmeras pessoas ao Cristianismo, feito que só foi superado por São Paulo de Tarso.

Atualmente, Francisco Xavier é homenageado não apenas como um grande cristão, mas também como um exímio explorador do “novo mundo”. A sua figura aparece ao lado dos mais importantes navegantes-descobridores portugueses no monumento do Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, Portugal.