Na abertura do evento, o presidente do FNDE, Marcelo Ponte, ressaltou a importância da capacitação de gestores estaduais, municipais e distritais para aprimorar a educação pública brasileira. “Nosso pensamento é fazer cada vez mais treinamentos de excelência. O conhecimento que vamos agregar nesses próximos dias vai impactar diretamente na sala de aula e no futuro dos nossos estudantes”, afirmou.
Até a próxima sexta-feira, dia 3, técnicos do FNDE vão mostrar aos participantes como manusear os sistemas, de forma prática, com o intuito de auxiliar a gestão local. Serão abordadas diversas plataformas, como o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), o Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC) e o PDDE Web. “Essa iniciativa é mais uma oportunidade para que os gestores se aproximem do MEC e do FNDE e aprimorem a gestão educacional”, destacou o presidente.
Na manhã deste primeiro dia, foram apresentadas oficinas sobre o cadastramento de obras no Simec e o monitoramento das construções. Na parte da tarde, a capacitação foca na prestação de contas de obras educacionais. Após a realização do evento, os vídeos das oficinas ficarão disponíveis no Portal de Educação Corporativa do FNDE.